segunda-feira, 3 de março de 2008

Fios Brancos

Hoje olhando no espelho descobri
os fios brancos que começam a se espalhar
Lembranças disfarçadas no couro cabeludo esvaindo em minha cabeça lentamente

Fugitivos da memória
escondidos em filamentos capilares
esperando o corte do metal para escapar flutuando até o chão de algum salão

Em cada um dos fios brancos vi uma história
Sobre à orelha esquerda estava eu entre deveres escolares
na mesa da cozinha enquanto minha mãe contava o tempo para assar um pão

Acima do olho esquerdo percebi
na entrada que prevê a futura calvície que vou herdar
meu pai preparando o churrasco num fim de semana bem quente

Pensei sobre o que me fazia associar os fios brancos com tudo isso.

Virando para direita estavam elas
pouco acima do pescoço
minhas irmãs dormindo ainda crianças em suas camas no quarto vizinho ao meu

Momentos de alegria
em cada fio que surgiu devagar,
ano a ano, tingindo de branco o meu tom castanho-escuro.

Meus tios e tias,
primos e avós em algum lugar,
também os amigos das fases distintas que eu sentiria falta no futuro.

Depois de ver cenas tão belas
decidi não fazer alvoroço
aceitei o passado fragmentado em cada fio branco que em mim nasceu.

Então joguei a loção de tingir o cabelo no lixo.